terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Mais um projecto turístico para a zona do Alqueva

A Aprigius – Companhia de Investimentos Imobiliários Comerciais S.A. vai desenvolver um empreendimento turístico no concelho de Reguengos de Monsaraz, junto ao Grande Lago de Alqueva.
O projecto, que já foi aprovado pelo Município de Reguengos de Monsaraz deverá surgir das duas Herdades compradas em Novembro por aquela empresa: a Herdade do Xerex, com 191,31 hectares e a Herdade dos Gagos, com 224,20 hectares.
A ideia é desenvolver um empreendimento turístico profundamente vinculado a um modelo de carácter tradicional oriundo das aldeias alentejana. Assim, será adoptada uma estrutura urbana assente no estabelecimento de pequenos núcleos de carácter e natureza distintas, ainda que complementares, onde o horizonte do lago, o desenvolvimento topográfico do terreno, a sua exposição e orientação, se apresentam como contexto ao desenvolvimento de um empreendimento turístico em que o golfe surge naturalmente enquanto elemento aglutinador.
De acordo com o Plano de Ordenamento das Albufeiras do Alqueva e Pedrógão (POAAP), a maior parte do território das herdades adquiridas fica situado numa “área com vocação turística”, designadamente na unidade territorial UT1, Arraeiras-Pipas, para a qual é definida a capacidade máxima de 2.250 camas turísticas. O Plano Regional de Ordenamento do Território da Zona Envolvente da Albufeira do Alqueva (PROZEA) define o restante espaço como “área de localização preferencial de equipamentos turísticos”, designada de Arraeiras-Pipas (T3).
O Master Plan da Aprigius assenta no estabelecimento de três aldeamentos turísticos os quais, futuramente, poderão constituir um único conjunto turístico. Prevê-se para os dois primeiros aldeamentos, a instalação de hotéis de apartamentos de 4 estrelas com 60 unidades cada em lock-off (correspondente a 240 camas) e no caso do aldeamento 1 ainda a instalação de 50 quartos (correspondente a 100 camas), a que se juntam o club-house e o health club.
Além das valências já referidas, ambos os aldeamentos deverão possuir áreas de moradias turísticas isoladas, moradias turísticas estruturadas em núcleos de quatro unidades (court yard) e ainda apartamentos turísticos de diferentes tipologias.
Por sua vez, o aldeamento 3, devido à sua localização mais periférica, adopta características programáticas distintas ainda que complementares dos outros dois. Nesta área vão ficar equipamentos desportivos e de lazer como são os casos dos clubes de remo e de vela e uma escola de mergulho.
Aliada a esta vertente e às suas características naturais de maior pendor rural, é proposta a instalação de um centro equestre e de uma quinta pedagógica que fomente a preservação da memória histórica do local. Tal como nos demais aldeamentos previstos, também neste se pretende constituir dois núcleos de edificabilidade onde prevalece a baixa densidade, nomeadamente as moradias de dois pisos.
Nos aldeamentos 1 e 2 haverá ainda um conjunto de equipamentos que se destinam a servir todo o empreendimento, dos quais se destacam a zona comercial e de serviços (a qual poderá albergar uma pequena unidade de saúde) e ainda um conjunto de equipamentos de carácter desportivo (composto por campo de futebol, clube de ténis, campos de ténis, piscina, spa e centro de conferências). A Aprigius é uma empresa do Grupo Aprigio Santos.

In Turisver

0 comentários: