sábado, 5 de janeiro de 2008

Novo resort da Six Senses vai poupar até 50% no consumo de energia

A Six Senses vai construir o seu primeiro resort em Portugal, mais precisamente, no interior do concelho de Castro Marim, em plena serra algarvia. No entanto, este resort - tal como todos os empreendimentos desta companhia - tem preocupações ambientais que infelizmente não são seguidas pelos seus concorrentes. A Six Senses faz questão de que os seus resorts tenham um consumo energético 5o% inferior ao que seria habitual num empreendimento deste tipo. Esta filosofia estende-se também ao consumo de água, às emissões de dióxido de carbono e à aposta na utilização de fontes de energia renováveis.
O Corte Velho - este será o nome do resort português da Six Senses - contratou uma consultora especializada na matéria para o apoiar na implementação dessas medidas.
A Six Senses utiliza este conceito "low carbon" em todos os seus resorts, conceito este que obriga a medidas sustentáveis do ponto de vista ambiental. O Corte Velho vai traçar o plano de incorporação destas medidas seguindo o exemplo do Soneva Fushi Resort, que pretende anular os efeitos ambientais da sua construção até 2010. São adoptadas medidas como programas de redução de consumos de energia, nomeadamente de base fóssil e de compensações das emissões de gases com efeito de estufa, inclusive as associadas aos voos dos clientes.
A Six Senses também adoptou uma forte componente de responsabilidade social em todos os seus empreendimentos. Para tal a empresa criou um fundo de responsabilidade social e todos os seus resorts contribuem com o,5% da facturação. Desse valor, 60% é investido de volta na região onde está inserido o resort. No caso do Corte Velho, as previsões apontam para um investimento de cerca de 3 milhões de euros em dez anos. Sem dúvida um exemplo a seguir, quer da parte dos promotores, quer da parte das autoridades que aprovaram um projecto que realmente acrescenta valor ao seu entorno.

Saber mais:
Six Senses
Estudo de Impacto Ambiental da Herdade do Corte Velho
Área de Aptidão Turística - Câmara Municipal de Castro Marim

0 comentários: