A cidade do Porto vai ser a primeira do nosso país a receber um hotel da marca easyHotel. Como é possível verificar pelo nome, a easyHotel faz parte do grupo easy (tal como a easyJet) e promete aplicar aos hotéis os mesmos princípios utilizados na aviação, no aluguer de viaturas ou na venda de pizzas: qualidade a baixo custo.
A companhia não se vai ficar pela cidade do Porto. O master franchise para Portugal prevê a abertura de quatro unidades nos próximos três anos e segundo as notícias avançadas, Faro é uma das cidades que se seguem. Não deixa de fazer sentido, ou não fosse a cidade algarvia aquela para onde a companhia aérea do grupo mais passageiros transporta.
Seis investidores portugueses com interesses no imobiliário e na construção constituiram a empresa Best Ecran propositadamente para assumir este desafio.
O primeiro hotel low cost será no Porto, na Praça da Liberdade, no centro da cidade, e tem abertura prevista para Agosto de 2008.
O próximo projecto deverá nascer em Lisboa, onde João Freitas (responsável da Best Ecran) adianta que já estão a ser analisadas algumas propriedades. Até final de 2008, ou sejam em quatro meses, o presidente da Best Ecran pretende conseguir uma taxa de ocupação de 50 por cento e um preço médio de 40 euros, para uma facturação de 200 mil euros no hotel do Porto.
O retorno do investimento nesta unidade, que deverá ser superior a um milhão de euros, é esperado no terceiro ano de actividade. Quando atingir a velocidade cruzeiro, a ocupação deverá ser de 80 por cento e o preço médio de 40 euros (por exemplo, nas unidades de Londres, o preço médio é de 60 euros), acrescentou João Freitas.
Com um mercado alvo "muito abrangente", os hotéis easyHotel só podem ser reservados via Internet e vão ter um site em português. O número de quartos dos hotéis desta marca "depende muito do tipo de imóveis e da sua dimensão, mas normalmente situa-se entre 50 e 60", referiu aquele responsável.
Um ponto decisivo para a easyHotel é a localização dos seus hotéis que devem ser no centro das cidades pelo que a aposta é em imóveis já existentes, normalmente já antigos, que são objecto de obras de requalificação e adaptação.
O presidente do easyGroup, Stelios Haji-Ioannou, referiu a importância de ter um parceiro local que conhece bem o mercado onde vai instalar-se o hotel, mas também as leis e exigências de cada país, "muito diferentes entre si e por vezes inesperadas". "Cada autoridade de cada país acha que sabe mais do mercado e daquilo que os consumidores pretendem que os empresários" e "é muito difícil trabalhar" com essas entidades, defendeu.
Em Portugal, por exemplo, a lei obriga a que os quartos tenham determinada dimensão e uma janela, afirmou Stelios Haji-Ioannou. Quando, na conferência de imprensa, é pedida uma comparação entre os easyHotel e as cadeias Etap ou Ibis, do grupo Accor, o presidente executivo da easyHotel, Lawrence Alexander, também presente em Lisboa, explica que a sua marca está mais perto da Etap.
"Os hotéis Ibis tornaram-se mais caros, embora ainda com preços baixos, oferecem alimentação e os seus quartos têm maiores dimensões, defende. Nos easyHotel, o objectivo é reduzir os custos em todas as áreas, de modo a poder apresentar um preço baixo. Por isso, não têm restaurante, os seus quartos são mais pequenos, com 13 a 15 metros quadrados". Os preços dos hotéis já existentes em vários países situam-se entre 35 e 40 euros e, após a chegada, o cliente decide se quer limpeza diária do quarto e toalhas mudadas todos os dias ou se pretende usufruir de televisão.
Todos estes serviços são pagos à parte do preço do quarto. O conceito "low-cost", ou baixo preço, entrou em Portugal com as viagens aéreas e, actualmente, vai seguindo a evolução do mercado internacional onde passou a abranger outros sectores, como a hotelaria, tendo na quarta-feira sido noticiado pelo Jornal de Negócios que a empresa Soares da Costa iria lançar hotéis deste tipo com a marca Star Inn.
O acordo de franchising com a Best Ecran é o terceiro da easyHotels em quatro meses e vai contribuir para cumprir o objectivo de ser a operadora de hotéis low cost da Europa.
Já estão previstas três unidades para a Austria e 10 na Alemanha, totalizando 60 aberturas em cidades europeias nos próximos três anos, segundo uma informação da empresa.
Actualmente, tem três hotéis em Londres, um em Basileia (Suíça) e um em Budapeste (Hungria). O easyGroup, que já alargou o conceito de low cost a várias áreas, tendo já 17 empresas, está em Portugal desde 1999 com a companhia aérea easyJet e já tem 17 rotas, a partir dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.
Off the news: Aqui está um conceito que me é muito caro e que vai ser tema do meu projecto final da Pós-Graduação em Direcção Hoteleira.
Quarto tipo de um easyHotel
Saber mais: www.easyhotel.com
0 comentários:
Enviar um comentário