terça-feira, 11 de setembro de 2007

12 novas rotas aéreas para o Algarve em 2008

António Pina promete revelar ainda este mês o documento que junta plano estratégico, planos de marketing e planos de meios. Novas rotas serão cruciais para definir onde investir o dinheiro no mercado externo.
A negociação de uma dúzia de novas rotas de companhias aéreas de baixo custo será crucial para a distribuição dos 5,25 milhões de euros de que a Associação Turismo do Algarve (ATA) dispõe para a promoção da região no mercado externo em 2008.
De acordo com o presidente da ATA e simultaneamente da Região de Turismo do Algarve (RTA) António Pina, os planos de marketing e de meios em preparação para o mercado externo «dependem desta negociação», uma vez que, considera, «não vale a pena estarmos a investir em mercados onde não existem ligações aéreas com Faro».
Em declarações ao «barlavento», António Pina fez notar que as negociações «não são fáceis», especialmente porque «implicam pagarmos uma determinada quantia por cada passageiro transportado», a exemplo do modelo de incentivo já existente.
A estreia de Moscovo e de Paris e o reforço da rota de Berlim são algumas das plataformas de negociação, com as quais, para já, o presidente da ATA e da RTA não se quer comprometer.
Em 2008, a ATA deverá contar com a mesma quantia que em 2007 para a promoção externa, ou seja 5,25 milhões de euros, aos quais se deverão juntar, de acordo com António Pina, os cerca de 3,5 milhões que a RTA deverá aplicar na promoção no mercado interno.
Os planos de marketing e de meios da RTA e da ATA estão, de resto, em elaboração nas duas instituições, depois de ter sido esta uma promessa assumida pela nova comissão executiva da RTA, aquando da tomada de posse, em Junho.
Em entrevista ao «barlavento», em Julho, António Pina adiantava a vontade de apresentar «algumas inovações» na forma como o Algarve se promovia, prometendo a apresentação de um estudo estratégico e dos planos de marketing para este mês.
O presidente da RTA e da ATA mantém esse objectivo, admitindo, porém, que o trabalho de elaboração ainda está em curso. «Estamos a trabalhar em vários tabuleiros ao mesmo tempo. Vamos ver que rotas conseguimos e vamos focar as nossas acções promocionais de acordo com isso», disse.A principal novidade será a apresentação de um documento único, que englobe «uma extensão do Plano Regional de Turismo do Algarve até 2015 e que esteja em sintonia com o Plano Estratégico Nacional de Turismo», revelou.
O que António Pina designou de plano estratégico será a introdução do documento a apresentar ainda este mês à Comissão Regional de Turismo e à Assembleia da ATA. No seguimento, virão os planos de marketing interno e externo da região e os respectivos planos de meios.«É uma coisa simples, sem quaisquer filosofias que ninguém lê», referiu, esclarecendo que se trata de «uma reflexão simples, que pode gerar alguma polémica pelas opções tomadas».O documento está a ser elaborado pela estrutura interna de pessoal da RTA e da ATA, pois considera que «há que aproveitar a experiência desta casa».
Só gostava de perceber uma pequena questão: porquê duas instituições distintas com o mesmo objectivo e até com o mesmo presidente? Porque não criar apenas uma organização que concentre as tarefas de promoção do Algarve e aproveitar o dinheiro poupado para aquilo que realmente interessa?


António Pina, Presidente da Região de Turismo do Algarve e da Associação de Turismo do Algarve

Fonte: Barlavento

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