quarta-feira, 25 de julho de 2007

Accor e Amorim Turismo terminam "joint-venture"




Após vinte anos de parceria, a Accor e a Amorim Turismo decidiram cessar a parceria que mantiam há vinte anos. Essa parceria foi inicialmente estabelecida com o objectivo de abrir as portas do mercado português ao grupo Accor.
A cessão desta parceria terá efeitos efectivos a partir do início do mês de Setembro e implicou o investimento de 69 milhões de euros por parte do grupo Accor, para comprar os 50% que a Amorim Turismo detia na parceria. Por sua vez, a Amorim Turismo investiu 25 milhões de euros na compra do Sofitel Vilalara. Assim, a partir de Outubro o Vilalara passará a estar sob a marca Blue & Green. Este será o segundo hotel da marca, a seguir ao The Lake Resort (considerado Melhor Resort do Ano 2005 pela Publituris). A marca Blue & Green é voltada para o segmento de luxo e tem em construção o Hotel Casino de Tróia.
Em comunicado, o grupo Accor refere que “uma vez completadas as transacções”, a Accor contará em Portugal com 3.093 quartos que em 2006 geraram receitas de 49 milhões de euros (já sem o Vilalara) e acrescenta que pretende “reforçar a sua posição neste [Portugal] fragmentado mercado”, tendo planeado abrir nove hotéis até 2010.
O grupo Accor indica ainda que as duas transacções — compra da participação accionista e venda do Sofitel Thalassa Vilalara, unidade de 131 quartos — terão “um ligeiro impacto positivo nos resultados antes de impostos de 2007”.
Após completada a extinção da joint-venture com a Amorim Turismo o grupo Accor fica em Portugal com 29 hotéis, sendo 18 Ibis, seis Mercure, quatro Novotel e um Sofitel.

0 comentários: