terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ocupação subiu em Novembro no Algarve

Face a Novembro do ano passado, as taxas de ocupação na hotelaria algarvia registaram comportamento positivo, com os maiores aumentos a acontecerem nas unidades de 5 estrelas. Os britânicos continuam a ser os turistas que maior número de dormidas efectuam, segundo dados da AHETA.
Dados provisórios publicados pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a taxa de ocupação média/quarto verificada nos meios de alojamento algarvios no mês de Novembro, ficou 2,0pp acima da registada no mês homólogo do ano passado, tendo alcançado os 40,2%, enquanto a ocupação média/cama subiu 1,7pp para 30,4%.
Por zonas geográficas, Carvoeiro / Armação de Pêra (-5,9pp) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-1,8pp) registaram ocupações menores que em Novembro de 2006. No pólo oposto, registando as principais subidas, ficaram as zonas de Albufeira (+2,6pp) e de Lagos / Sagres (+2,1pp).
A AHETA adianta ainda que a zona de Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago foi a que apresentou a taxa de ocupação mais elevada, com 44,6%, enquanto que Portimão / Praia da Rocha registou a taxa de ocupação mais baixa, com 28,0%. Albufeira registou uma ocupação/ quarto de 43,7%.
Por categorias, as maiores subidas na ocupação média ocorreram nos hotéis de 5 estrelas (+4,5pp), seguindo-se os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 e duas estrelas (+6,5pp). Foram, no entanto os hotéis e aparthotéis de 4 estrelas que registaram a taxa de ocupação mais elevada (46,3%).
As principais descidas na ocupação média verificaram-se nos hotéis e aparthotéis de duas estrelas(-9,1pp), e nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas (-5,3pp), tendo sido os hotéis de duas estrelas que registaram a ocupação mais baixa de todas as categorias, com 15,3%
Os dados da AHETA avançam ainda que os turistas britânicos representaram 47,6% das dormidas totais no Algarve, seguidos, a longa distância, pelos portugueses com 18,8% e holandeses com 10,2%.

in Turisver

0 comentários: