sexta-feira, 30 de abril de 2010

Verdelago: o projecto que quer mudar Altura.

Para quem não sabe, o meu berço é Altura, no concelho de Castro Marim. Altura é uma terra com umas praias lindíssimas e com potencial turístico ainda por aproveitar. Os grandes problemas são a falta de infraestruturas na praia (que já levou à perda da Bandeira Azul), a pouca qualidade do alojamento hoteleiro (com um único hotel de quatro estrelas, sendo a grande maioria do restante alojamento não qualificado) e a elevada sazonalidade derivada da falta de promoção do destino. 
Para aproveitar o potencial de Altura, o Grupo Inland está a desenvolver o projecto Verdelago. Este projecto é um resort integrado, com um hotel de cinco estrelas e um aldeamento turístico e vai situar-se entre Altura e a Praia Verde. 
Os promotores do projecto afirmam que a obra vai estar concluída em 2012 e que a abertura ao público vai ser em Abril de 2013. Segundo o Jornal do Baixo Guadiana, Tiago Vieira, administrador do Grupo Inland, afirma que até Setembro deste ano vão decorrer as obras da intraestruturas e que a construção dos edifícios terá lugar entre Outubro de 2010 e Dezembro de 2012.
Entre as características do projecto, o administrador destaca o SPA, piscina interior, centro de congressos e reuniões, campo de golfe, clube de golfe, driving range, aldeia das crianças, piscinas, ginásio, restaurantes e lojas.
O projecto insere-se numa área que antes era ocupada por um extenso pinhal e o seu abate levantou bastante polémica. Tiago Vieira refere que esse abate esta previsto no Estudo de Impacto Ambiental e que apenas foram abatidas as árvores indispensáveis para a concretização do projecto. Melhor sorte teve uma mancha de sobreiros que permanece intocável no local. Segundo a administração, está garantida uma plantação intensiva com espécies autóctones. 
O projecto conseguiu o estatuto PIN e pretende fomentar o desenvolvimento sócio-económico da região. O recurso à mão-de-obra local vai ser privilegiado (10% da população local de Castro Marim, 600 novos postos de trabalho) e há uma responsabilização social assumida. O Grupo Inland tem um conjunto de compromissos assumidos de valor global superior a seis milhões de euros. Financiar a construção da rede de águas, arranjo paisagístico, mercado e estrutura verde de Altura são alguns desses compromissos.
Falta apenas definir quem vai gerir o empreendimento mas segundo declarações da administração, será assegurada uma marca internacional de reconhecido prestígio.

0 comentários: