quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ryder Cup na Herdade da Comporta. Hum... Nem sabia que lá havia campo de golfe...


Na semana passada ficámos a saber que a zona escolhida para albergar a Ryder Cup de 2018 foi a Herdade da Comporta, no litoral alentejano. 
Se calhar é melhor começar por explicar que a Ryder Cup é uma competição golfe bianual, onde se enfrentam uma equipa de golfistas da Europa e uma equipa de golfistas dos Estados Unidos da América. Ah, e é só o TERCEIRO maior evento desportivo do Mundo, apenas ultrapassado pelo Mundial de Futebol e pelos Jogos Olímpicos. É maior que o Europeu de Futebol (que nós por acaso já organizámos)!
Tendo em conta tudo isto, talvez fosse melhor que a Comissão de Candidatura escolhesse um destino que é reconhecido como um dos melhores destinos de golfe do Mundo, um destino que já recebeu várias provas internacionais de golfe e que recebe todos os anos milhares e milhares de jogadores em busca dos melhores campos. Mas em vez disso, a Comissão escolheu um destino que tem... Hum... Bem... Não tem nada! A Herdade da Comporta ainda não existe! É certo que 8 anos é bastante tempo e dá para construir muita coisa mas eu acho que em qualquer candidatura fica sempre apresentar algo já com provas dadas do que não apresentar nada!
Indignação. Este é o sentimento expressado por Nuno Aires, Presidente da Região de Turismo do Algarve. Em declarações ao Correio da Manhã, Nuno Aires refere que "Não se percebe como não é escolhida a região que já foi considerado o melhor destino de golfe do mundo pela International Association of Golf Tour Operators em 2000 e 2008". 
As candidaturas à Ryder Cup de 2018 terão de ser entregues até dia 30 de Abril e o país organizador será conhecido em 2011. A Ryder Cup 2018 será, previsivelmente, acompanhada por 2000 jornalistas e fotógrafos, tendo emissões de televisão para mais de 500 milhões de lares em mais de 180 países.
Só por curiosidade, o Presidente da Comissão de Candidatura é o ex-ministro Manuel Pinho, que já foi administrador do Banco Espírito Santo. Um prémio para quem adivinhar quem são os principais accionistas da Herdade da Comporta... O Banco Espírito Santo. 
É claro que o Presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, classifica a indignação algarvia como "guerrinhas internas". Afinal ele está a defender a sua região. Não estou a dizer que o Alentejo não seja lindo, não tenha todo o direito de ter eventos mas creio que aqui trata-se de conseguir o evento e nesse aspecto, o Algarve parte com muito mais vantagem do que qualquer outra região nacional.

0 comentários: