Algo que distingue os destinos e fomenta o turismo são os eventos. Sejam eles para multidões ou mais reduzidos, fazem parte da identidade cultura que caracteriza e distingue um local. Assim, vou passar a colocar aqui informações sobre os eventos que me parecem importantes e que me chamam a atenção.
Começo por algo que já é feito em mais de 100 cidades em todo o mundo, incluído Lisboa: uma Restaurant Week.
A primeira Restaurant Week foi organizada em 1992, na cidade de Nova Iorque. A sua organização ocorreu em paralelo com a Fashion Week da cidade americana e tinha como principal objectivo aumentar as vendas numa época que era tradicionalmente de baixo movimento para a restauração. Na primeira Restaurant Week participaram 90 restaurantes. Actualmente, mais de 10000 restaurantes participam nas Restaurant Weeks um pouco por todo o mundo.
O conceito actual das Restaurant Weeks passa não só por aumentar o volume de vendas dos restaurantes envolvidos mas principalmente por democratizar o acesso à restauração que normalmente não está disponível à grande maioria das pessoas.
Estes eventos envolvem restaurantes de topo, onde os preços costumam ser bastante elevados e durante a Restaurant Week esses restaurantes elaboram menus de alta qualidade a um preço fixo. No caso da Loulé Restaurant Week, o preço fixo do menu será de €19. A este valor acrescenta €1 que reverterá para instituições de solidariedade social.
Podem ver a lista completa de restaurantes aqui. Podemos encontrar restaurantes conhecidos como o Pequeno Mundo, o L'Olive ou o Paixa.
Só é pena que os restaurantes mais famosos do Algarve, como o Vila Joya, o Amadeus ou o Henrique Leis não tenham aderido à iniciativa. Pode ser que a iniciativa tenha sucesso e que no próximo ano estes sigam o exemplos dos seus colegas galardoados com estrelas Michelin na Lisbon Restaurant Week.
L'Olive - um dos participantes na Loulé Restaurant Week
0 comentários:
Enviar um comentário