terça-feira, 7 de agosto de 2007

Portugal continua fora dos planos das grandes marcas internacionais de hotelaria

Segundo dados de um estudo da consultora imobiliária Cushman & Wakefield, três factores principais estão relacionados com a falta de investimento em Portugal por parte das grandes marcas internacionais de hotelaria: a situação periférica de Portugal, a existência de marcas nacionais fortes (como é o exemplo do grupo Pestana) e as dificuldades de licenciamento de novos projectos.
Estes factores justificam que grandes grupos internacionais hoteleiros como a Hilton ou a Marriott já estejam em Portugal, mas as marcas de topo de gama por estes representadas se mantenham ausentes no nosso país. Um bom exemplo desta ausência é o da "W", marca de topo do grupo Starwood, o mesmo que explora as marcas Sheraton e Westin, entre outras.
Para entrada no nosso país, as marcas escolhem estabelecer parcerias estratégicas com investidores nacionais, mantendo na maior parte das vezes apenas a gestão da unidade hoteleira.
Um exemplo destas parceiras foi a que a Hilton estabeleceu com o grupo Imocom para a abertura do seu primeiro hotel em Portugal, em Vilamoura: o Hilton As Cascatas.
Pedro Viriato, administrador da Imocom acredita que a tendência está a mudar e que as grandes marcas mundias de hotelaria vão entrar progressivamente em Portugal, apontando como exemplo o projecto Conrad, marca de topo da Hilton e que está em vias de iniciar a sua construção junto ao Shopping da Quinta do Lago.
Também a Intercontinental já entrou em Portugal, mas através de uma marca não de topo: a Express by Holliday Inn. O grupo abriu o primeiro hotel sob a égide desta marca junto à A5, uma das principais vias de entrada de Lisboa. A Intercontinental tem ainda prevista a construção de um hotel de 5 estrelas associado a um "resort".
Esta é outra das formas de eleição de entrada no mercado nacional, escolhida por algumas marcas.
Foi o que fez a Westin, marca do grupo Starwood. Associou-se ao "resort" Campo Real em Torres Vedras, para a abertura da sua primeira unidade em Portugal.
Muitos dos projectos actualmente aprovados ou em fase de aprovação têm associados grandes grupos internacionais ou nacionais.


O novo Express by Holliday Inn: a primeira unidade do grupo Intercontinental em Portugal

0 comentários: