segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mais um empreendimento turístico no Sotavento Algarvio. A novidade é que desta vez é no Interior!


Um grupo empresarial espanhol, formado pelas empresas Gestión Inmobiliaria Tryac, Construcciones Juan de Robles e Tercona sediadas em Huelva, anunciou que vai investir 298 ME num empreendimento turístico localizado no concelho de Alcoutim, entre a vila de Alcoutim e a aldeia de Cortes Pereiras.
Portelas do Guadiana é o nome do empreendimento turístico que prevê a construção de um hotel de cinco estrelas, campo de golfe, SPA, um aldeamento turístico e residencial, bem como uma zona desportiva para hipismo.
Entretanto, os seus promotores apresentaram a candidatura à Agência Portuguesa para o Investimento para que o projecto seja reconhecido como PIN (Projecto de Potencial Interesse Nacional), factor que será determinante para que o empreendimento possa avançar. Recorde-se que o sistema de reconhecimento e acompanhamento dos PIN foi criado há cerca de dois anos pelo Governo, de forma a favorecer a concretização de vários projecto de investimento, promovendo a supressão de diversos bloqueios administrativos
De acordo com a legislação, para que um projecto obtenha o estatuto PIN terá que demonstrar uma adequada sustentabilidade ambiental e territorial, representar um investimento superior a 25 milhões de euros, bem como obter um impacto positivo em, pelo menos, quatro de vários domínios que vão desde a produção de bens e serviços em mercados com potencial de crescimento, até à criação e qualificação de emprego, passando pela eficiência energética e favorecimento de fontes de energia renováveis, contribuição para a dinamização económica de regiões com menor grau de desenvolvimento, entre outros.
Uma aposta no Interior Algarvio, com tantas potencialidades e ao mesmo tempo tão esquecido. A vila de Alcoutim já acolhe a Pousada da Juventude (umas das melhores do país) e o Guerreiros do Rio River Hotel, uma unidade que tem tido algum destaque positivo. Uma zona a manter debaixo de olho...

0 comentários: