segunda-feira, 31 de março de 2008

O que se lê aqui... "Negócios à Mesa", de Danny Meyer

Esta é uma nova... hum... "rubrica", onde se apresentam os livros que este vosso criado anda a ler. Com um passado nas Letras, é normal que os livros ocupem grande parte do meu tempo. Tenho, no entanto, de ser honesto e confessar que nos últimos tempos têm feito menos parte do que aquela que eu desejaria! Mas agora esse saudável hábito vai voltar à sua antiga forma em que lia, no mínimo, um livro por semana. Assim, espero ter todas as semanas um livro novo para apresentar.
Muitos dos livros que vão passar por aqui serão livros das áreas da Hotelaria, Turismo, Marketing e Gestão, pois estas são aquelas que estão a captar mais o meu interesse neste momento.
O livro que trago para inaugurar esta rubrica do Época Alta é Negócios à Mesa, de Danny Meyer. Este senhor americano, nascido em Saint Louis, é proprietário do Union Square Hospitality Group, que gere nove restaurantes e uma empresa de catering, tudo isto em Nova Iorque. Depois de trabalhar como guia turístico em Itália e de aí ter estudado culinária, bem como em França, Danny abriu o seu primeiro restaurante aos 27 anos e fê-lo numa zona em que os especialistas apontaram o fracasso como o seu destino certo. A Union Square nada mais tinha do que um mercado de produtos agrícolas e era muito mal afamada. No entanto, o Union Square Cafe impôs-se como um dos melhores e mais populares de Manhattan, e assim nascia o mais bem sucedido império da resturação de Nova Iorque, que factura cerca de 50 milhões de dólares por ano.
Danny Meyer sempre primou pela inovação, quer nos menus dos seus restaurantes, quer nas suas localizações, quer pelo seu conceito de "hospitalidade esclaredida". O autor defende que o serviço tradicional na restauração e na hotelaria pode ser comparado a um monólogo e que o desejável seria que fosse um diálogo. Para tal é preciso contrariar a ideia de que o cliente tem sempre razão. Só assim se pode estabelecer o diálogo entre cliente e funcionários.
Os funcionários deverão estar, para Danny Meyer, em primeiro lugar na preocupação de qualquer gestor. Este escolhe-os tendo em conta o princípio 51/49, em que 51 correspondem às qualidades emocionais e 49 às capacidades técnicas. É fácil ensinar uma pessoa a pôr uma mesa ou a servir um vinho, mas não se lhes pode ensinar a ser genuínas, colaboradoras honestas. É preciso que os funcionários estejam satisfeitos e que se envolvam nos projectos em que laboram. Só assim poderão prestar a melhor hospitalidade aos clientes.
Outro dos pontos que Danny Meyer foca é a necessidade de os projectos se envolverem com a comunidade e devolverem algo do que a comunidade lhes dá. A prosperidade da comunidade reflecte-se na prosperidade dos projectos. Assim, no Negócios à Mesa, Danny fala-nos de como envolve os seus funcionários activamente em projectos de revitalização das comunidades, em como colabora em instituições que promovem a recuperação e valorização do património e em como defende as causas nobres, como a da luta contra a Fome.
Não estamos perante um livro de gestão, em que nos sejam ensinados conceitos mas sim um livro que conta a história de como uma pessoa construíu um império na restauração, numa cidade com alguns do melhores restaurantes do Mundo. De leitura simples, Negócios à Mesa mostra conselhos para quem quer fazer negócios na área da Restauração ou simplesmente para quem gosta do tema. A edição mais recente conta com prefácio de Miguel Alarcão Júdice, Presidente do Grupo Lágrimas Hotels & Emotions.
"Em Negócios à Mesa, Danny Meyer explica como conquistar e fidelizar o cliente, socorrendo-se das lições aprendidas em mais de duas décadas de empreendedorismo. Parte manual de gestão iniciático, parte autobiografia de quem cresceu a servir os consumidores mais exigentes do planeta, este livro é já uma referência no sector dos serviços." in Webboom.pt
Negócios à Mesa

de Danny Meyer
Editores: Lua de Papel,


Collecção: Guru
Saber mais: www.ushgnyc.com

1 comentários:

Anónimo disse...

Thanks to the owner of this blog. Ive enjoyed reading this topic.