segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Grupo Pelicano anuncia arranque da construção da Herdade do Pinheirinho


O grupo Pelicano anunciou já ter iniciado a construção do projecto turístico da Herdade do Pinheirinho, em Grândola, classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) e que envolve 167 milhões de euros de investimento.
Em comunicado, o grupo revela que a "Herdade do Pinheirinho Beach & Golf Resort" vai criar "cerca de 2.000 postos de trabalho", directos e indirectos, durante as fases de desenvolvimento e exploração.
Contactada pela agência Lusa, fonte da empresa adiantou que as obras de construção "começaram no início do mês" e que o empreendimento, na freguesia de Melides, vai "nascer" de forma "faseada".
"A primeira fase do projecto deve estar concluída no final de 2009", acrescentou, realçando que a comercialização do empreendimento vai arrancar "já no primeiro trimestre do próximo ano".
A comercialização vai destinar-se, de acordo com a empresa, "quase exclusivamente aos mercados internacionais, nomeadamente ao Reino Unido e Irlanda".
"O carácter único da localização da Herdade do Pinheirinho, com uma frente de praia de três quilómetros, e a qualidade que caracteriza o projecto, poderão também atrair mercados não tradicionais, como o da Rússia, Estados Unidos e Médio Oriente", pode ler-se no comunicado.
Classificado como PIN pelo Governo, o empreendimento implica um investimento de 167 milhões de euros na fase de desenvolvimento, que reverterão no valor de 35 milhões de euros em receitas fiscais.
O projecto engloba dois hotéis (de 150 e 180 quartos), três aldeamentos (400 a 500 quartos), quatro aparthotéis com 260 apartamentos e moradias em banda, 204 moradias e campo de golfe com 27 buracos.
O Pinheirinho desenvolve-se numa propriedade de 210 hectares, no litoral do concelho de Grândola, ocupando a área de construção 120 hectares e o campo de golfe 90 hectares.
Segundo o grupo, a Lena Construções é a empresa responsável pela construção das infra-estruturas, que são as obras já iniciadas.
O desenvolvimento do conceito turístico e os projectos de arquitectura estão a cargo do gabinete de arquitectura HKS, sedeado na cidade norte-americana de Dallas e um dos ateliers de referência para resorts e hotéis de luxo.
"Um dos factores preponderantes na selecção da HKS foi o objectivo da Pelicano em apostar no carácter turístico da Herdade do Pinheirinho, no qual [aquele gabinete de arquitectura] se destacou", refere a administração do grupo.
Na entrega do alvará para a construção do empreendimento, em Dezembro passado, o ministro da Economia considerou "uma vergonha" que os promotores tenham esperado dez anos para aprovação do projecto.
Por estar projectado para terrenos incluídos na área protegida Rede Natura 2000 Comporta/Galé, o projecto suscitou algumas objecções por parte da organização ambientalista Quercus.
A Quercus apresentou uma queixa em instâncias europeias e no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa a requerer a nulidade dos despachos governamentais que viabilizam o projecto, estando ainda a aguardar decisões sobre a queixa.
Fonte: www.rtp.pt

1 comentários:

Unknown disse...

Somos uma firma de Montagens Instalações Eléctricas Ited e Domótrica.
Pretendiamos poder fazer parte da equipe na construção da Herdade do Pinheirinho estando disponiveis para vos fornecer orçamentos e tudo o que diz respeito na nossa área.

Firma:
António Parreira Gonçalves, Lda
Rua Humberto Cardoso lote 9 1º b
2950-210 Palmela
Tlm 964017504- 918890682
Alvará nº 56164

Sem outro assunto de momento,

Sónia Gonçalves